Os Nodos Lunares são dois pontos fictícios onde a órbita da Lua cruza a eclíptica (caminho aparente do sol visto da Terra). O nodo ascendente é o lugar onde a lua atravessa ao norte da eclíptica. O nodo descendente é onde cruza ao sul. Eles têm origem na astrologia hindu e são utilizados pela astrologia kármica do ocidente.
É um de nossos maiores desafios.
Nos Nodos Lunares está o eixo do caminho que devemos seguir e as características e comportamentos que nos são naturais (zona de conforto) mas que precisamos lidar ou mesmo deixar para trás.
O Nodo Sul no mapa natal revela nossa síntese kármica, nosso passado, bagagem e padrões de comportamento de vidas passadas e que se repete nesta vida durante os primeiros 35 anos.
O Nodo Norte no mapa natal revela a direção do esforço que cada um deve começar a realizar, na vida e em si, a partir dos 35/42 anos em direção ao futuro.
É uma transição, uma travessia a ser feita.
É importante que seja analisado em conjunto com o Signo e a Casa Astrológica em que o Nodo se situa, ou seja, de que maneira este esforço de transição deve ser feito e em qual setor da vida. Também é fundamental analisar os Aspectos Planetários com o Nodo, se houverem.
Qualquer direção serve para quem não sabe para onde ir. Nosso trabalho é encontrar a correta direção e se esforçar no correto caminhar.
Há sempre uma de doze direções que apontam o caminho da alma nesta vida. Não há motivo para ficar perdido, pois todos vem para este mundo com um mapa natal.
O signo que contém o Nodo Sul indica os caminhos pelos quais encarnações passadas trazem ao indivíduo a preocupação com a matéria física. O signo que contém o Nodo Norte mostra como pode, agora, transformar sua alma.
O Nodo Norte no Nodo Norte no elemento Ar pede a troca de ideias, a interação com as outras pessoas, a participação nas questões do mundo ao seu redor..
O Nodo Norte no elemento Terra pede uma visão racional e de bom senso, apoiada no esforço próprio.
O Nodo Norte no elemento Fogo pede o poder de decisão, a capacidade de liderar a própria vida, a iniciativa, a vontade, a fé em si mesmo.
Neste mapa natal, o Nodo Norte no elemento Água é pedido a confrontação com as emoções, o mundo de dentro, o reconhecimento de que a vida se estrutura em ciclos.